CNA apresenta propostas do Plano Safra ao Tesouro Nacional

Reunião ocorreu na quinta (22)
Brasília (23/05/2025) – A Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA se reuniu, na quinta (22), com representantes da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para apresentar as propostas do setor para o Plano Safra 2025/2026.
Participaram do encontro o assessor técnico da CNA Guilherme Rios, o consultor de Política Agrícola, Jose Ângelo Mazzillo, o coordenador geral de Operações Fiscais da Secrataria, Henrique Alves dos Santos, e o subsecretário de Gestão Fiscal, Rafael Brigolini.
Na reunião, a CNA destacou as principais propostas do documento e como foram construídas em conjunto com os produtores rurais e federações estaduais. O debate focou no orçamento do governo para as equalizações das taxas de juros, seguro rural e Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).
Para Guilherme, a expectativa de aumento de recursos não apenas para o crédito rural, mas também para o seguro, impõe desafios à equipe orçamentária, diante do atual contexto fiscal do país. “Os produtores estão apreensivos com o próximo Plano Safra”, disse.
Segundo o subsecretário Rafael Brigolini o próximo Plano Safra está sendo construído em meio a diversos desafios, especialmente devido ao aperto orçamentário e à elevação da taxa Selic.
Clique aqui para ler o documento da CNA completo.