Santa Catarina
Dia de Campo destaca os avanços na pecuária em Santa Catarina

O "Dia de Campo – Sistemas de Produção na Área de Bovinocultura de Corte" promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Joaçaba, no mês de maio em Lacerdópolis, reuniu cerca de 100 produtores interessados no desenvolvimento do setor pecuário
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR
O "Dia de Campo – Sistemas de Produção na Área de Bovinocultura de Corte" promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Joaçaba, no mês de maio em Lacerdópolis, reuniu cerca de 100 produtores interessados no desenvolvimento do setor pecuário. O evento ocorreu na propriedade da família Zenaro – referência na criação de gado da raça Braford.
Durante o encontro, foram apresentadas e debatidas técnicas voltadas à melhoria dos sistemas de produção, reforçando o compromisso com a eficiência e a sustentabilidade no campo.
OS AVANÇOS DA PROPRIEDADE ANFITRIÃ
Os produtores Vitalino, Felipe e Faila contaram a história da propriedade e ressaltaram os desafios ao iniciar o investimento na pecuária de corte. “No início, parecia uma loucura entrar em um ramo totalmente diferente do que estávamos acostumados. Porém, tínhamos um sonho e decidimos colocá-lo em prática. Com o apoio da equipe do Sistema Faesc/Senar, do nosso veterinário e de outras pessoas, fomos nos aprimorando. Acreditamos que é nas dificuldades que mais se aprende”, ressaltou Faila.
Felipe complementou que o gado de corte com IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) é diferenciado e, por isso, a família optou por esse investimento. “Com a orientação do médico-veterinário da fazenda, começamos a utilizar a IATF em 2019. Foi tudo novo e desafiador, mas, com a força de vontade da nossa família e da equipe, seguimos em frente. O foco agora é crescer continuamente, sempre buscando melhorar, pois são os pequenos detalhes que fazem a diferença”.
IMPORTÂNCIA DA ATEG
O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, ressaltou a importância da iniciativa, lembrando que a ATeG atua em diversas frentes e entre os destaques está a pecuária de corte. “É fundamental reconhecer o perfil do produtor Felipe Zenaro, que abraçou a ATeG, acreditou no projeto e hoje implementa técnicas que vêm transformando a propriedade. Além disso, ele abriu as portas para receber produtores de vários municípios, promovendo a troca de experiências e a disseminação do conhecimento técnico”.
O supervisor técnico da ATeG, Guilherme de Mello , expressou sua satisfação em reunir diversos técnicos da ATeG com seus produtores, não apenas da bovinocultura de corte, mas também das áreas de leite e ovinocultura. “Este é um Dia de Campo voltado à pecuária, ao incentivo da produção de forragem de qualidade, com estratégias e manejos que contribuem para o aumento da produtividade e eficiência das propriedades”, destacou.
O técnico de campo Kaique Murilo também foi responsável por conduzir as atividades. Estiveram presentes, ainda, técnicos de campo da ATeG Meio-Oeste e o presidente do Sindicato Rural de Capinzal, Paulo Dambros.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Joaçaba e vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo , eventos como os Dias de Campo são fundamentais para integrar os produtores, promover a troca de experiências e potencializar o desenvolvimento das propriedades. Ele também realçou a relevância da Assistência Técnica e Gerencial ao destacar os avanços significativos na gestão das propriedades, na adoção de tecnologias, no aumento da produtividade e renda, bem como na sustentabilidade para sua atividade dos negócios.
