Mato Grosso
Notícias
Seminário Internacional do Agronegócio marca os 60 anos da Famato com diálogo entre o campo e o Judiciário

Na cerimônia de abertura, o público foi conduzido a um momento de identidade e emoção ao ouvir o Hino Nacional Brasileiro executado na tradicional viola de cocho
Por: Vania Costa
Fonte: Ascom Famato
Com o objetivo de fortalecer as relações entre o setor produtivo e o Judiciário, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) abriu oficialmente a 6ª edição do Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio — promovido pela Famato e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). O evento reuniu, na noite desta quinta-feira (22/05), produtores rurais, magistrados, juristas, autoridades, presidentes de sindicatos rurais e especialistas para debater temas que afetam diretamente o presente e o futuro do agronegócio. A programação segue até sexta-feira (23/05), com discussões que envolvem Direito, economia, tecnologia e meio ambiente.
O seminário contou com a presença, no dispositivo de honra, do governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes; dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), José Afrânio Vilela e Luiz Alberto Gurgel de Faria; do presidente da Escola da Magistratura de Rondônia e vice-presidente do Copedem, desembargador Alexandre Miguel; do diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Márcio Vidal; da presidente da OAB-MT, dra. Gisela Alves Cardoso; da secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Linacis Pinho da Silva; do presidente da FIEMT, Silvio Rangel; do ex-ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; da secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema-MT, Lilian Ferreira dos Santos; da presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (AMAM), juíza Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli; do vice-reitor da UFMT, Silvano Macedo; e do superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini.

Na cerimônia de abertura, o público foi conduzido a um momento de identidade e emoção ao ouvir o Hino Nacional Brasileiro executado na tradicional viola de cocho por Eduardo Madá, com interpretação vocal do cantor Luan Cortez — uma reverência à cultura mato-grossense que simboliza a conexão entre tradição e inovação no campo.
O Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio se consolida como um espaço estratégico de debate, construção e articulação em defesa de um agro forte, justo e sustentável. Neste ano, em que celebra seis décadas de história, a Famato reforça sua missão de representar os produtores rurais de Mato Grosso com excelência técnica, visão de futuro e compromisso com o Brasil.
Ao discursar na abertura, o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou que o Seminário Internacional do Agronegócio celebra os 60 anos da Famato promovendo um diálogo histórico entre o campo e o Judiciário, reunindo autoridades, ministros e representantes do Judiciário brasileiro, e reafirmando a força da representatividade e o compromisso com um agro forte, seguro e sustentável.

“Este seminário nasceu com um propósito muito claro: fortalecer o diálogo entre o campo e o Direito, entre quem produz com responsabilidade e quem garante a segurança jurídica essencial para que o Brasil continue alimentando o mundo. Ao longo desses anos, vimos este evento se consolidar como um espaço de respeito, aprofundamento técnico e construção de soluções para os grandes desafios do setor”, afirmou.
Neste ano, o seminário está estruturado em torno de três grandes eixos temáticos: Tecnologia, Globalização e Mudanças Climáticas — pilares que, segundo Tomain, representam os principais vetores do agronegócio contemporâneo.
“Tecnologia, porque é ela que impulsiona a produtividade, a rastreabilidade, a sustentabilidade e a competitividade do agro brasileiro. Globalização, porque estamos inseridos em um cenário internacional em constante transformação, onde decisões tomadas fora do país afetam diretamente o nosso produtor rural. E Mudanças Climáticas, porque somos o setor que mais depende da natureza e, ao mesmo tempo, o que mais tem preservado e se adaptado com responsabilidade”, completou.
O presidente da Famato ainda ressaltou a importância da parceria institucional com a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT): “A Esmagis tem se consolidado como um polo de excelência na formação de magistrados e como uma instituição comprometida com a abertura ao diálogo entre o Poder Judiciário e os diversos segmentos da sociedade. Sua atuação tem sido essencial para o fortalecimento de uma Justiça sensível às realidades do campo.”

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, ressaltou o papel do Judiciário na construção de um ambiente de segurança jurídica para o setor agropecuário: “O Poder Judiciário de Mato Grosso se une à Famato, ao Senar e à Esmagis na realização deste relevante Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio. Com espírito colaborativo e visão voltada para o futuro, construímos juntos este espaço de diálogo, conhecimento e troca de saberes. Reconhecemos que o agronegócio mato-grossense é pilar fundamental do desenvolvimento socioeconômico do nosso estado. Por isso, é urgente atender ao clamor do campo por segurança jurídica, elemento essencial para que o produtor rural possa atuar com confiança, competitividade e responsabilidade. Este seminário já se consolida como um ponto de convergência entre o conhecimento técnico e o ordenamento jurídico, promovendo os instrumentos necessários para assegurar o respaldo legal ao produtor. Produzir com responsabilidade, sustentabilidade e segurança jurídica é o caminho para a promoção da justiça e do desenvolvimento sustentável.”

Para o governador Mauro Mendes, “o agronegócio é a espinha dorsal da economia brasileira, responsável por cerca de 25% do nosso PIB e pela consolidação do Brasil como líder global na produção de alimentos. Aqui em Mato Grosso, aliamos produtividade e responsabilidade ambiental — preservamos mais de 60% do nosso território, bem acima de potências como EUA e China. Investimos pesado em infraestrutura, com mais de 7 mil quilômetros de novas rodovias até 2026, e buscamos, com segurança jurídica e estabilidade institucional, criar um ambiente favorável para quem quer produzir, investir e gerar qualidade de vida para a nossa população.”
O governador também ressaltou a importância da representatividade da Famato na realização do seminário, destacou a parceria institucional com o Poder Judiciário e parabenizou o presidente Vilmondes pelo protagonismo e pela condução da entidade nestes 60 anos de história.
A solenidade também contou com a participação do vice-presidente da Famato, Ilson Redivo, dos diretores Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (istrativo e Financeiro), de autoridades e de diversas instituições.
O evento conta com o apoio com apoio da Esmagis-MT, Fiemt, Fecomércio-MT, OAB-MT e Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT).