Paraná
Ex-aluna do JAA aplica conhecimentos na rotina do Sindicato de Rondon

Programa do SENAR-PR despertou a vocação rural da estudante de Psicologia, que pretende aliar as duas áreas em sua carreira
Por: Comunicação Social – Sistema FAEP/SENAR-PR
O Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), promovido pelo SENAR-PR, já é conhecido por abrir portas para o mercado de trabalho e despertar a vocação para o meio rural. Desta vez, Paula Napoli, de 18 anos, de Rondon, município da região Noroeste do Estado, encontrou no JAA um incentivo para explorar novas áreas de interesse.
A jovem participou do programa em 2019, motivada pelo exemplo do próprio irmão, que havia completado a capacitação no ano anterior. Filha de produtores rurais, Paula já era habituada com o meio rural e costumava ajudar o pai em algumas ocasiões, mas não pensava em atuar na área. Por causa do JAA, decidiu se candidatar a uma vaga de estágio no Sindicato Rural de Rondon, mas, no primeiro momento, sem muita expectativa de ser contratada.
“Meus pais ficaram bem felizes. Ter a experiência do programa do SENAR-PR e o contato com o produtor por causa da minha família contaram muito na hora da seleção”, revela Paula.
Contratada pelo sindicato há quase um ano, Paula auxilia nas atividades diárias de e ao produtor rural, como documentação de comprovação da atividade rural, imposto de renda (IR), Imposto Territorial Rural (ITR) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de tarefas istrativas da própria entidade, como a mobilização de cursos do SENAR-PR.
“A experiência está sendo bem interessante e estou gostando bastante. Aprendi muita coisa que antes eu não tinha noção e, agora que eu estou mais por dentro, também tenho a oportunidade de ajudar mais meu pai, um pequeno produtor. Tanto essa experiência no sindicato como o próprio JAA deram uma base de forma geral”, afirma.
Paralelamente ao trabalho no sindicato, a jovem cursa o segundo ano de Psicologia e, segundo ela, os conhecimentos adquiridos na faculdade têm sido importantes para melhorar seu desempenho no estágio, principalmente no relacionamento com os produtores.
“A princípio, com o JAA, eu obtive muito conhecimento nas mais variadas áreas. O módulo ‘Preparando para a Gestão’ abordou aspectos mais humanos e comportamentais, muito relacionado à psicologia, o que ajuda a lidar melhor com o público e tem contribuído nas relações com as pessoas e trabalho em equipe”, destaca. A estudante revela que pretende atuar como psicóloga após a conclusão da faculdade, mas tem planos de também continuar na área rural. “Quero tentar aliar as duas coisas, essa questão de sucessão e planejamento da família rural”, almeja Paula.