CNA recebe ministro da Agricultura do Chile

Presidente da Confederação, João Martins, recebeu a delegação composta por representantes de setores do agro
Brasília (24/04/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu, na quarta (23), o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, acompanhado de uma comitiva composta por associações de produtores rurais chilenos.
O grupo foi recepcionado pelo presidente da CNA, João Martins, que destacou a importância de fortalecer a parceria entre os países sul-americanos. “Nós, da América do Sul, precisamos trabalhar juntos para conquistar novos mercados na China, na África e no Oriente”, afirmou.
O presidente ressaltou ainda a importância do diálogo direto entre os produtores rurais dos países. “Essa visita tem um valor extraordinário, pois mostra que os produtores devem dialogar entre si. A América do Sul precisa estar unida para avançar”.

Para o ministro Esteban Valenzuela, a visita representa um o importante na ampliação dos laços comerciais com o Brasil. “Queremos fortalecer essa relação e promover um comércio mais livre dentro da América do Sul. Por isso, buscamos apoio para construir uma parceria ainda mais sólida entre os nossos países.”
Durante o encontro, o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, apresentou o Programa Agro.BR , uma iniciativa da CNA em parceria com a ApexBrasil, que apoia mais de 1.500 produtores brasileiros no seu processo de internacionalização.
“Esse programa apoia pequenos e médios produtores que antes não tinham o ao comércio exterior. Levamos esses empreendedores para feiras internacionais na China, Oriente Médio, México, entre outros, para que possam mostrar seus produtos ao mundo”, explicou Pereira.
A comitiva chilena incluiu representantes dos setores de florestas, vinhos, salmão, frutas congeladas e pisco. Todos reforçaram o interesse em ampliar a cooperação com a CNA e o comércio com o Brasil.
Também participaram do encontro o vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda; o presidente da Federação do Espírito Santo, Júlio da Silva Rocha; o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara; a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori; e o diretor técnico da entidade, Bruno Lucchi.