ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA orienta produtores sobre novo prazo de renegociação de dívidas
CT renegociacao

Medida vale para financiamentos contratados com recursos dos Fundos Constitucionais

14 de maio 2025
Por CNA

Brasília (14/05/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou Comunicado Técnico com orientações sobre a reabertura de prazo para renegociação de dívidas contratadas com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO).

A autorização do novo prazo foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 30 de abril deste ano. A medida permite que os beneficiários de operações de crédito rural e não rural possam formalizar a repactuação ou liquidação de dívidas até 29 de abril de 2028.

A CNA entende que, com o maior prazo para adesão e o trabalho de divulgação e mobilização do sistema sindical, é esperado um aumento expressivo no número de renegociações, que tem potencial de beneficiar até um milhão de pessoas físicas e jurídicas, sendo mais de 90% do setor rural.

Segundo o comunicado, as modalidades de renegociação incluem liquidação (quitação à vista), com descontos que podem chegar a 90%, dependendo do porte e da localização do empreendimento; e a reestruturação (parcelamento), com parcelas que podem ser divididas até novembro de 2032 e bônus de adimplência que podem chegar a 50%.

Podem usufruir dos benefícios os mutuários com operações contratadas há, no mínimo, 7 anos e dívidas já provisionadas ou lançadas em prejuízo. Estão excluídas operações com risco integral do banco, como no caso do FCO a partir de 2001.

A Confederação considera a medida essencial para regularizar a situação de produtores, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A entidade seguirá incentivando a adesão e atuando por soluções para quem ficou de fora (como produtores de cacau e financiamentos com risco integral dos bancos).

Clique aqui para ler o Comunicado Técnico na íntegra.

Áreas de atuação